O grupo Parto Alegre foi gestado em 2011 e teve seu primeiro encontro no dia 08 de maio de 2012. Com o objetivo inicial de trazer informações sobre o movimento da humanização do parto e nascimento, o empoderamento feminino e promover rodas de partilhas para gestantes e casais grávidos, o Grupo Parto Alegre se consolidou e ampliou seus horizontes. Ao longo do tempo o grupo foi percebendo que a gestação e o parto são o início de uma caminhada pela humanização, após esse momento crucial e decisivo, há a questão imprescindível do aleitamento, do toque, da criação com apego, da alimentação saudável, do autoconhecimento, da educação consciente, temas que foram naturalmente ganhando espaço dentro das atividades da Parto Alegre, sejam elas promovidas pela equipe ou por especialistas convidados. Compactuamos com os estudos atuais que referem que toda gestação dura mil dias, período que abrange a gestação em si, até o segundo ano de vida da criança. Entendemos, portanto, que os cuidados nos inícios da vida são de extrema importância para o desenvolvimento saudável dos bebês e configuram práticas de prevenção na constituição do ser.

Nosso objetivo principal é que se possa promover uma nova consciência no papel que desempenhamos como seres humanos, como homens e mulheres co-responsáveis pela vida na Terra, pela criação e educação de seres humanos mais respeitosos, conectados com a vida planterária. E nesse objetivo o grupo se empenha com muito amor, pois acreditamos que assim teremos um mundo melhor.

Estamos alinhadas com as mais recentes evidências científicas sobre o parto e tudo que rodeia esse universo, que cada vez mais têm reforçado a naturalidade do processo de gestar e parir, tendo como aliada a tecnologia para casos bem indicados, sem deixar de reverenciar e respeitar a sabedoria ancestral da parteria tradicional, que há séculos faz um admirável trabalho pelos interiores deste país de território continental.

Dentro das nossas rodas, todas as opiniões são acolhidas e debatidas, é um espaço de escuta, de afetividade e encontro. Nossas principais atividades são as rodas para casais grávidos e gestantes e as rodas de pós parto, para mães, pais e bebês, ambas atividades de periodicidade mensal. Além dos encontros e cursos, oferecemos atendimentos individuais dentro das especialidades das componentes do grupo, como serviço de doula para parto e pós-parto, auxílio à amamentação, massagem para gestantes e puérperas, aulas de yoga para gestantes, mães com bebês e com filhos maiores, acompanhamento psicológico especializado em gestação e puerpério, entre outros.

 

logo-parto-alegre2

 

Endereço web: www.partoalegre.com

Email: partoalegre@gmail.com

Telefone: (51) 92467726

Unipaz Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul

OBS: Coletivo e/ou projeto sem endereço específico é marcado no mapa de forma aleatória, representando apenas o estado e região de sua origem, mesmo que a sua abrangência seja nacional.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *